NSA distancia-se da criptografia de curva elíptica (ECC)

Por José Pina Miranda | 25 Outubro 2015 | 2 min. de leitura

Em Agosto de 2015, a NSA reviu a sua estratégia criptográfica, distanciando-se da criptografia de curva elíptica (ECC) – que já não consideram a solução a longo prazo que esperavam que viesse a ser – e favorecendo a criptografia pós-quântica (PQC – Post-Quantum Cryptography).

Uma das passagens do comunicado da NSA é bastante enigmática

For those partners and vendors that have not yet made the transition to Suite B algorithms, we recommend not making a significant expenditure to do so at this point but instead to prepare for the upcoming quantum resistant algorithm transition…. Unfortunately, the growth of elliptic curve use has bumped up against the fact of continued progress in the research on quantum computing, necessitating a re-evaluation of our cryptographic strategy.

já que parece sugerir que os computadores quânticos estão ao virar da esquina, pelo que quem não fez o upgrade de RSA para ECC é melhor esperar pela criptografia pós-quântica.

Os criptógrafos Neal Koblitz e Alfred Menezes publicaram um artigo em que especulam quais os motivos pelos quais a NSA tomou esta posição. Vale a pena ler o artigo até ao fim, já que para além das várias teorias sobre os motivos da NSA, também apresentam a história da ECC na NSA assim como o conhecimento e capacidades da NSA.

 

Referências: